terça-feira, 6 de janeiro de 2015

É Vero! #56 - Eletrodomésticos

É impossível imaginar como nossas avós conseguiam fazer maravilhas na cozinha, que ainda hoje habitam nossas memórias gustativa/olfativa, sem toda a parafernália que dispomos em nossas cozinhas atuais. Pior seria imaginá-las frente aos equipamentos que dispomos hoje e que sem eles não fazemos sequer um bolo.
Como prometemos, falaremos hoje destes tão úteis ou inúteis equipamentos que já fazem parte da nossa rotina. Querendo ou não, gostando mais ou menos, eles nos ajudam a criar gostosas surpresas e até descobrir mistérios na transformação dos alimentos em nossa cozinha.

É importante verificar o uso de cada aparelho no seu cotidiano, se sua cozinha comporta fisicamente tal equipamento, se a energia disponível na sua casa é compatível com a exigida, o que vai onerar seu consumo de gás, energia ou água para mantê-lo, quem vai manusear o equipamento, a praticidade de uso, a limpeza, manutenção, guarda etc.

Geladeira

A geladeira facilita e permite-nos consumir produtos frescos por maior tempo, mesmo longe do local de produção. É tão necessária que mesmo em quartos de hotéis, onde se passa apenas uma noite, podemos ter um frigobar à disposição para refrescar ou conservar bebidas e alimentos. Leia as instruções e sugestões de uso e organização de sua geladeira, para poder tirar o maior proveito de suas funções, no que diz respeito a sustentabilidade, economia de espaços e energia. Família jovem e pequena normalmente consome mais congelados. Uma geladeira duplex tem as funções de resfriar, conservar e congelar além de economizar espaço.

Freezer

Freezer e geladeira conservam alimentos. Esta por poucos dias, aquele por mais de um ano. Congelar alimentos prolonga sua duração ao mesmo tempo em que preserva muitas das suas peculiaridades. Peças de carnes cruas ou semipreparadas, alimentos já preparados, sucos, sorvetes... uma infinidade de coisas podem ser conservadas por mais de um ano se bem embaladas e congeladas. Existem processos e até cursos que ensinam como abastecer seu freezer para meses de alimentação saudável!  Pode ser acoplado à geladeira (superior, inferior ou lateral), independente (vertical ou horizontal) e de diversos tamanhos. Escolha em função do seu espaço e abertura de portas, o tamanho de sua família e do uso que pretende. O horizontal acomoda peças grandes, mas é difícil mantê-lo organizado. O horizontal pode ser facilmente organizado com suas gavetas e prateleiras, mas não podemos guardar uma peça grande.


Fogão

O fogão (ou similar) transforma os alimentos e é fundamental para uma alimentação segura. Se seu uso for muito limitado, veja outras opções para substituí-lo – panela elétrica, micro-ondas, cooktop, que resolvem para refeições rápidas, em pequena quantidade e não ocupam muito espaço, sendo versátil para vários usos. Mas se seu uso for constante, pode escolher modelos maiores com queimadores extras para grelha, banho-maria, grill, forno com prateleiras deslizantes, autolimpantes etc. Lembre-se de comprar acessórios compatíveis com o tamanho do fogão e forno escolhido (assadeiras, exaustor, panelas...).

Coifa, depurador ou exaustor

O exaustor, a coifa ou o depurador são fundamentais para evitar cheiro de comida por todos os cômodos e não deixar resíduos de gordura em tudo. Escolha o sistema de exaustão correto, de acordo com sua necessidade. O exaustor troca o ar interno com o externo (precisa obra de estrutura), refrescando e purificando o ar ambiente; as coifas podem ou não trocar o ar, sugando o ar quente sobre o fogão, jogando para fora ou filtrando e devolvendo ao ambiente; o depurador filtra o ar sugado, retendo as partículas que levam cheiros e gorduras e devolve o ar limpo desde que o filtro seja frequentemente limpo ou substituído (com menos eficiência, ideal para cozinhas menores ou sem saída externa).

Micro-ondas

O micro-ondas compõe ou alterna com o forno/fogão o preparo ou aquecimento de alimentos. Ideal para quem compra comida congelada industrialmente, somente aquecendo para comer. Também pode preparar pratos mais saudáveis, desde que, observados os cuidados exigidos. Muitos alimentos e utensílios têm sido oferecidos apropriados para seu melhor aproveitamento. Os aparelhos mais modernos têm, também, funções diversas, como assar e grelhar, do forno convencional.


Mixer

O mixer, sabendo usar com criatividade e cuidado, é um dos pequenos mais úteis em uma cozinha. Simples ou com acessórios, é impossível viver sem ele. Legítimo multiuso! Com os acessórios próprios (batedor tipo fouet, jarra, base acoplável para sólidos e suporte da parede) é possível substituir o liquidificador, o miniprocessador e, em alguns casos, até a batedeira. Muito fácil de lavar, pequeno para guardar, prático para usar. Apenas acionando um botão, mistura molhos, bate vitaminas, maionese e claras em neve, tritura sólidos, liquidifica a sopinha direto na panela, desembola cremes, prepara drinks, espuma e emulsiona chocolates, leites, musses, milk shakes e outros tantos.


Extrator de sucos cítricos

O extrator de sucos cítricos é eficiente, para pequena ou grande quantidade de frutas, mas somente da classificação citrus tipo laranjas, limões, tangerinas..Nada como um suco de laranja natural, fresquinho, tirado na hora, sem conservantes, corantes ou aromatizantes!


Liquidificador

O liquidificador é o primeiro e o mais popular dos equipamentos elétricos usados na culinária: mistura, emulsiona e tritura os alimentos sólidos transformando-os em um líquido pastoso.  Prepara sucos deliciosos, que fortalecem nosso sistema imunológico, hidratando e eliminando as toxinas do nosso corpo.

Muitas vezes, precisa da ajuda de algum líquido, mas mantém sempre todas as fibras dos alimentos, excelentes para problemas de obesidade, intoxicação, glicêmicos e intestinais, sem perder suas propriedades nutricionais.





Batedeira de bolos

A batedeira ajuda muito quando queremos fazer uma massa mais trabalhada, bater claras, ovos... Até mesmo em massas mais pesadas: ou dispendemos um bom esforço manual ou nossa massa ficará mal batida e pesada! Quando o uso for eventual, melhor comprar uma pequena e portátil. Deixe as grandes, tipo planetária, para usos mais frequentes e pesados.

Processador de alimentos

O processador ou multiprocessador de alimentos é multiuso e pode substituir diversos eletrodomésticos da cozinha. Possue diversas funções, não exige esforço e não faz muita sujeira: extrator de suco, moedor de carne, ralador de queijos, fatiador de legumes, liquidificador, batedor etc. Composto de muitas peças, é ideal para cozinha espaçosa.

Forno

O forno pode estar embutido no fogão ou separado – gás ou elétrico. Existem de vários modelos. Concorre com o micro-ondas e cada usuário vê vantagens diferentes em um ou em outro. Por exemplo, aquecer um pão crocante ou deixar um assado dourado, crocante e apetitoso, só no forno convencional; aquecer um prato pronto ou descongelar uma peça de carne rapidamente, só no micro-ondas.

Grill ou tostadeira

O grill ou a tostadeira são supérfluos que resolvem problemas de quem come pouco e gosta de grelhados rápidos. Fazem sanduíches, omeletes, filés grelhados e, alguns têm outras funções específicas ou acopladas, como tostar pães, assar, fritar ou aquecer pequenas coisas.

Cafeteira elétrica

A cafeteira elétrica é excelente para o apreciador de café fresquinho a qualquer hora. Algumas moem e passam um café novo na hora exata, com a ajuda de um timer próprio; outras, mais modernas, não sujam nada por usarem cápsulas individuais e descartáveis, além de apresentarem sabores diferenciados de grãos.

Panquequeira ou waffer

A panquequeira e/ou o waffer é indispensável para servir um chá da tarde em casa . Grande alegria para os mais novos nas tardes de estudos com os amigos. Resista, se puder, a um crepe ou waffer feito na hora, com mel, geleias ou sorvetes! Para escolher, veja se a placa é de um bom antiaderente, se tem moldura para não escapar a massa e termostato ou timer para não passar do ponto. Nelas, podemos também tostar ou fazer um inesperado sanduíche, substituindo a tostadeira.

Centrífuga ou juicer

A centrífuga ou juicer são supérfluos insubstituíveis para se extrair sumo de vegetais, folhas, legumes ou frutos, puros, com casca e tudo e sem água. Ela centrifuga rapidamente, trabalhando com fricção e rotação em alta velocidade, separando a parte líquida da sólida, embora fazendo com que o suco perca algumas propriedades. Assim, o líquido deve ser consumido de imediato, já que se oxida rapidamente e nada sobra das fibras tão necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo, mas que podem ser usadas, sem o sabor característico, em outros preparos da cozinha. Ótima para preparar alimentação especial para dietas infantis ou de convalescentes que necessitem somente fortalecer o sistema imunológico, mas que tem bom funcionamento gastrointestinal. Apesar de fácil e prático para usar, limpá-lo é sempre uma surpresa: muitas peças que devem ser cuidadosamente desmontadas, lavadas, secas e remontadas.

Fritadeira elétrica sem óleo

A fritadeira elétrica sem óleo promete fritar sem adição de óleo ou qualquer gordura, o que diminui o teor calórico, controla o colesterol e mantém muitos dos nutrientes, tornando os alimentos mais saudáveis. Mas não podemos considerar que os alimentos sejam realmente fritos, não ficam crocantes e mais se parecem com assados. Grande vantagem não exalar cheiro de fritura, nem sujar a cozinha, além de preservar o meio ambiente, não produzindo sobras de gordura e não passando do ponto devido ao uso correto de seu timer.  Pode ser usado em carnes, batatas, pão de queijo e o que mais se adaptar. A sugestão para que o alimento fique tipo fritura é acrescentar uma colher de azeite.

Panela elétrica

A panela elétrica promete economizar tempo e dinheiro, privilegiando a saúde sem fazer sujeira. Com a ajuda de um timer, pode-se programar a hora exata do arroz prontinho sem ter que lavar panelas ou sujar a cozinha, substituindo a dupla panela e fogão. Pode-se preparar também legumes, carnes e o que a criatividade permitir, já que ela pode fritar, assar, gratinar ou somente aquecer. Além disso, pode ir para a mesa em preparos ao vivo ou para manter a temperatura.

Sorveteira

A sorveteira não é muito utilizada. Quando se tem fartura de frutas, criatividade e consumidores em casa vale a pena fazer um sorvete natural sem conservantes, corantes ou espessantes... Do contrário, melhor escolher sabores diferentes em tantas sorveterias de qualidade que vemos em todos os lugares.

Cooktop

O cooktop substitui a chama convencional pela elétrica à indução. Pode ser portátil, o que o torna prático para finalizar, servir e manter pratos especiais na mesa, graças ao controle graduado de temperatura e timer. Quando pequeno, de uma boca, pode ser portátil e ir à mesa em preparos ao vivo, como a panela elétrica.


Iogurteira

A iogurteira também é supérflua, mas pode ser muito usada em família que se preocupa com a alimentação das crianças. Permite fazer o iogurte com leite fresco e sabores desejados, sem conservantes ou corantes.

Lavadora de louças

A lavadora de louças é um auxiliar valioso se você gosta de cozinhar, gosta de receber ou tem uma família grande! Nada melhor que uma lavadora para aliviar as tarefas depois de um cuidadoso preparo da refeição – comer e deixar o trabalho chato para ela... Fácil de usar, exige que se tenha uma quantidade extra de utensílios de mesa para poder acumular e otimizar o uso sustentável da lavadora. Também é necessário limpar todos os resíduos sólidos do que vai ser lavado, usar sabão especial e, principalmente, conhecer o que pode ou não pode ser colocado nela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário