Procurando solucionar o problema da defasagem idade-ano
escolar, o Ministério da Educação, entre suas prioridades, estabeleceu a
Política de Correção do Fluxo Escolar, liberando recursos, mediante
apresentação de projetos, aos municípios com alto índice de defasagem, para que
possam encaminhar, de forma adequada, os alunos aos anos escolares compatíveis
a sua idade cronológica, concretizando-a por meio de alternativas pedagógicas,
sob a responsabilidade das Secretarias de Educação.
Consiste em processos de ensino e de aprendizagem que se
propõem, em um ano letivo, a desbloquear as emoções negativas dos alunos em
relação à escola e à aprendizagem; a ajudar a superar traumas decorrentes de
sucessivos fracassos vivenciados por eles; a fortalecer a autoestima desses
alunos, permitindo-lhes visualizar uma autoimagem positiva; a desenvolver
habilidades básicas de leitura e de raciocínio matemático que lhes garantam a
continuidade de estudos sem o risco de novos fracassos; a possibilitar o
domínio de conteúdos essenciais à progressão em sua escolarização.
Durante esse período, o aluno vivencia situações e emoções
positivas, em contexto de aprendizagens reais, que lhes possibilitam avançar em
até quatro anos de escolarização.
A Proposta Pedagógica configura-se como uma ação específica,
destinada a corrigir a situação de defasagem idade-ano, comprometida com a
qualidade final do produto, que se expressa em termos de prosseguimento de
estudos e de aprendizagens significativas. Caracteriza-se, ainda, por responder
aos imperativos dos novos tempos, em termos do desenvolvimento de competências
cognitivas básicas e da construção da autoestima do aluno, bem como por
regularizar o fluxo dos alunos no Ensino Fundamental.
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei
nº 9.394/1996, no capítulo referente à Educação Básica, essencialmente em seu
art. 24, inciso V, alínea “b” possibilita a “aceleração de estudos para alunos
com atraso escolar”.
O Centro de Ensino Técnico de Brásilia foi pioneiro
juntamente com outros parceiros a implantar o Programa de Aceleração da
Aprendizagem - PAA Programa de Correção de Fluxo em vários estados e municípios,
tornando-se assim um especialista no assunto, tanto na produção de material
pedagógico quanto na formação de docentes para atuar com a Pedagogia do
Sucesso.
Acompanhe a série Pedagogia
do Sucesso neste Blog e conheça a metodologia que tem feito a diferença na
vida de muitos alunos que já tinham desistido de aprender devido a fracassos
sucessivos.
Oliveira,
João Batista Araujo e. A PEDAGOGIA DO SUCESSO, 15. Ed. São Paulo: Saraiva,2001.
BRASIL. Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
_____.
Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: 1990.
CETEB. PROGRAMA
DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Curso Aceleração da Aprendizagem: Pressupostos
Filosófico- Metodológicos. Brasília: 2013.
O CETEB atua em diversos municípios e estados implantando e
implementando o Programa de Aceleração da Aprendizagem, se seu município tem
alunos defasados, contate o Ceteb e peça uma proposta.
A Escola Aberta oferece cursos específicos sobre a correção
de fluxo escolar, acesse www.escolaaberta.com.br
e saiba mais.
Por Isolda Gusmão
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