sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tutorial Photoshop - Como recortar uma foto


Olá pessoal! Vou ensinar aqui várias formas de recortar uma imagem. Siga os passos abaixo de acordo com suas necessidades.

   A. Recortando uma parte quadrada ou retangular da imagem.
   B. Tirar o fundo ou separar o objeto/pessoa do fundo da foto.


A. Recortando uma parte quadrada ou retangular da imagem

1. Depois de abrir a imagem no Photoshop, selecione a ferramenta "Crop" ("Corte Demarcado", em português), ou aperte a tecla C, que é o atalho para ela. Veja o ícone abaixo.

2.Quando selecionar a ferramenta, automaticamente o Photoshop criará uma marcação nos cantos e nas laterais da imagem. Clique sobre eles para ajustar onde será feito o corte, como na imagem abaixo. A parte clara é uma visualização de como ficará a imagem depois do corte, enquanto que a parte escura é a que será descartada.


3. Aqui você pode apertar a tecla Enter para confirmar o corte ou clicar no ícone de confirmação, no canto superior direito da tela, representado pelo ícone destacada na imagem abaixo.


4. Pronto, agora é só salvar! (Arquivo > Salvar como).


B. Tirar o fundo ou separar o objeto/pessoa do fundo da foto.

1. A primeira coisa a se fazer é desbloquear a camada. Para isso dê um clique duplo na camada e confirme o desbloqueio. O cadeado que antes estava sobre a miniatura, agora não estará mais.



Usando a Varinha Mágica:

2. Se sua foto tiver um fundo de cor, o processo é muito fácil, basta selecionar a Magic Wand Tool ("Varinha mágica", em português), clicar no fundo e apertar delete.



 3. Note que, dependendo da qualidade da imagem, a varinha mágica deixa falhas e pode tirar partes importantes da imagem. Se a qualidade for ruim, você tera que fazer ajustes manuais com outras ferramentas, como a ferramenta Laço, por exemplo.

Usando o Laço Poligonal:

4. Quem trabalha com Photoshop sabe que a melhor ferramenta de seleção é a Pen Tool ("Caneta", em português), porém, para iniciantes, o Polygonal Lasso Tool ("Laço Poligonal", tecla de atalho L) é mais fácil e prático.


5. Depois de selecionar a ferramenta Laço poligonal, clique no ponto inicial, onde você quer começar a recortar e vá clicando até contornar a imagem. O Laço poligonal criar retas, então, quanto mais cliques você der, mais perfeita será sua seleção.


6. Agora você tem várias escolhas a fazer. Aqui você decidirá se quer excluir a seleção (no caso, a menina de verde), excluir o restante da imagem (o fundo e a menina de rosa) ou apenas separar a seleção do fundo, em camadas diferentes.

7. Para excluir a seleção, apenas aperte delete. Para excluir o fundo, pressione as teclas Ctrl + Shif + i ou  vá em menu > selecionar > inverter seleção. Aperte delete para excluir todo o resto da imagem. Para separar o fundo, faça o mesmo processo anterior, porém, invés de apertar o delete, use o atalho de teclas Ctrl + Shift + J.


8. Pronto! Agora você pode trabalhar com as imagens separadas.


Por Yuri Zanatta

Nenhum comentário:

Postar um comentário