terça-feira, 27 de maio de 2014

Você sabe o que é Bullying?



É preciso conhecer para combater!

Se você é pai, educador ou um ser humano compromissado com a sociedade, precisa conhecer esse “fenômeno”  que atinge um percentual grande da população e pode levar a extremismos como homicídios e suicídios.

O fenômeno bullying, a despeito da terminologia recente, é um fato social antigo. Caracteriza-se pelas ações violentas, repetidas, contra alguém ou contra um grupo de pessoas, sem uma motivação aparente.


Aqueles que sofrem bullying apresentam alguns sintomas principais, quais sejam: dor de cabeça, enjoo, perda de apetite, insônia, dor de estômago, tontura, vômitos, desinteresse escolar, déficit de atenção, depressão, entre outros.

Apresentam, ainda, resistência em frequentar a escola, desenvolvendo doenças psicossomáticas, como febres, dores abdominais e diarreia, que passam tão logo o horário da escola também tenha passado. Muitos pais, que desconhecem o problema enfrentado pelo filho, consideram esse fato mero pretexto para não ir à escola, uma malandragem do filho, porém, os sintomas são reais, provocados pelo medo do que terá de enfrentar por parte do agressor. Também  são relacionados ao bullying o desenvolvimento de uma personalidade retraída e surtos de violência, em casa, contra irmãos menores, empregadas ou animais domésticos.

O fenômeno é composto por três personagens centrais: o agressor, a vítima e o observador. É imperioso destacar que todos necessitam de apoio multidisciplinar (psicológico, religioso, familiar, educacional).

Quanto mais se achar que bullying é uma brincadeira de criança, de adolescente, mais ele se fortalecerá. Por esse motivo, o silêncio deve ser rompido. O olhar docente, a observação e o acatamento às reclamações dos alunos devem ser maiores. A presença da família no ambiente escolar deve ser constante e bem-vinda. Enfim, toda a comunidade escolar deve ficar atenta aos problemas desse fenômeno que insiste em perdurar.

A ESCOLA ABERTA esclarecer e dialogar com você sobre esse assunto tão sério.

Fale com nosso especialista e tire suas dúvidas. Professor Marcos Paulo  está à disposição sem custos no e-mail bullying@escolaaberta.com.br
 

Fonte: Curso -  Bullying: O que é. Como prevenir. Como combater.  Escola Aberta – Ceteb.





Nenhum comentário:

Postar um comentário