Estamos em 2014
e é impressionante como a população, de forma geral, ainda desconhece a
existência da legenda oculta (o Closed Caption), sua utilidade, para quem se
destina e, principalmente, do porquê de sua existência! Milhões de lares nos
últimos dez anos, trocaram seus televisores, mas pouquíssimos dos seus
integrantes sabem para que serve a tecla CC no controle remoto. Quando eu penso
que a mídia já divulgou o suficiente, que existem grupos de discussão sobre o
assunto, fóruns, painéis, congressos, debates etc. e que a população já deve estar
bem ciente do que se trata, chego à conclusão de que toda informação dada ainda
é insuficiente e que só atentaram os que têm interesse direto no assunto. Ao me
expor nesse nosso conturbado mundo (festas, encontros, reuniões, almoços e
jantares, em táxi, van, avião, ônibus interestadual), ainda me surpreendo como
muitos poucos, poucos mesmos, sabem o que é o Closed Caption (CC), para que serve e a quem se destina. Aí
realmente entendo porque são gastos milhões em marketing e propaganda! Estou
falando daquelas legendas com letras brancas (maiúsculas ou minúsculas) sobre
uma tarja preta que aparecem em seu televisor quando, propositalmente ou sem querer,
se aciona a tecla CC no controle remoto. E por falar em tarja preta, tenho
ouvido inúmeros questionamentos sobre o porquê de as legendas serem
apresentadas assim.
O Closed Caption surgiu nos Estados Unidos, na década de
1970, não para os deficientes auditivos, mas para enviar a hora certa para toda
a nação. Em 1973, o Ministério de Educação e a TV pública do governo
norte-americano resolveram transmitir semanalmente um programa em caption, levando o interesse às agências
de publicidade e seus clientes. Somente em 1982 foram feitas as primeiras
transmissões em tempo real para jornalismo e esportes. Um ano mais tarde foi
criado o primeiro microchip de Closed Caption pela empresa ITT CORP. Uma década
depois foi introduzido no Congresso Americano o "Television Decoder Circuity Act", que obriga toda televisão de
13 polegadas, fabricada ou importada, a ter um circuito decodificador de Closed
Caption. Atualmente diversos países utilizam esta tecnologia. A programação de
TV dos EUA e do Canadá é quase 100% legendada, inclusive os comerciais. Então a
Universidade Gallaudet (única universidade do mundo com programas desenvolvidos
para pessoas surdas, situada em Washington, DC) fez estudos entre os surdos,
objetivando criar um consenso para a produção das legendas que melhor os
atendesse. Desse estudo surgiram os parâmetros utilizados hoje na produção da
legenda oculta e a forma de apresentação que mais facilita a leitura pelos
surdos: letras brancas, todas maiúsculas, sobre tarja preta.
Pois é! A legenda
oculta possibilita que 5,7 milhões de brasileiros, surdos ou com perdas
auditivas, tenham acesso à informação, entretenimento, à cultura e lazer
propiciado pelo maior veículo de comunicação em massa, a televisão! Imagine-se
sentado num vagão de metrô e tape completamente os ouvidos. Nenhum som chega
até você. Você não ouve a discussão entre mãe e filha, entre os dois rapazes
que discutem futebol, nem das moças que comentam sobre o último capítulo da
novela... Você não participa. Apesar de ver, não sabe o que está acontecendo.
Você não interage! Agora, você está diante da TV e não sabe o porquê de seus
familiares rirem tanto de uma determinada cena. Não ouve o discurso inflamado
do político... O que estará dizendo? O que estará prometendo? Esse ano tem
eleições? Quem são os candidatos? Quais os seus nomes e suas propostas? E o que
estará dizendo a bonita jornalista a ponto de deixarem todos tão tensos? Ou por
que riem, choram, se emocionam, se assustam, ou roem as unhas diante daquele
filme? Agora, você sabe a quem se destina a legenda oculta e por que é tão
importante! Apesar de iniciativas como as da Rede Globo de Televisão, do SBT,
da TVE, TV Câmara e TV Senado, que já legendam parte de sua programação, o
surdo – segundo a Lei no 10.098 e da Norma Complementar no. 1/2006 de
27/JUN/2006 – terá que esperar até 2017 para poder ver e compreender toda a programação oferecida pelas
emissoras de TV! Esperemos que as outras emissoras, inclusive as de TV a cabo,
não esperem tanto!
Algumas empresas, conscientes da responsabilidade social e por
meio do patrocínio a projetos, já viabilizam esse acesso: a Petrobras
(patrocinando a Videoteca Nacional Legendada), o CCBB-RJ (com exibições,
semanais, gratuitas de filmes nacionais legendados), Mc Donald e Itaú (com seus
comerciais legendados). Faltam às agências de publicidade, marketing e
propaganda colaborarem com a propagação, incentivando seus clientes a legendar
seus comerciais. Afinal, esse público de 5,7 milhões de brasileiros também é
consumidor! Façam o Closed Caption ser conhecido por todos, e é com vocês que
está a “faca e o queijo” da divulgação!
Por Sandra
Lúcia D. Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário