quarta-feira, 12 de março de 2014

É Vero! #36 - Limpar óculos



Numa fração de segundo e com as lentes dos óculos sujas, muitas vezes nem se percebe como um sinal de dedo descuidado, os fragmentos de poeira que assentam, o vapor e a umidade em mudanças bruscas  de temperaturas, o destampar de uma panela fervente, um espirro de troco da cervejinha gelada ou o primeiro gole de um caliente quentão, muito calor e até a transpiração junto à oleosidade natural do rosto e o vento...nem percebemos como tudo incomoda a perfeita visão.


O hábito é pegar o que estiver mais fácil – a 
barra da camisa, a ponta da gravata, o lenço de papel perdido no bolso, até uma baforada e a ponta da toalha da mesa. E lá se vai encurtando a vida útil das lentes, caras lentes de grau ou sol, comprometendo a melhor visão e até mesmo a qualidade de vida!


Lentes sujas ou avariadas podem gerar dor de cabeça, dor nos olhos e até mesmo irritação ocular. Esses “ des-cuidos”, citados, podem resolver o problema imediato, mas limpar mesmo, não limpa, apenas disfarça. E ainda podem também trazer problemas inesperados como riscos na lente, hastes tortas, desequilíbrio no foco, lentes soltas etc..


Escolha a melhor hora na sua rotina e dê um banho diário nos óculos: no banho da manhã, antes de dormir, ou ao escovar os dentes após o almoço.

Providencie um recipiente para colocar os óculos. Coloque água para cobri-los e adicione algumas gotas de detergente neutro, agitando.  Mergulhe os óculos na solução, agite-o, segurando pelas hastes, sem deixar bater nas laterais ou no fundo e enxágue depois em muita água corrente. Durante a limpeza, se necessário, passe levemente os dedos ou um pequeno chumaço de algodão ainda com o detergente. Depois de enxaguar deixe-o aberto para que a água escorra. Se necessário enxugar, faça-o com um tecido especial para isto ou um lenço de papel limpo e macio. Seus óculos permanecerão por mais tempo limpos e as lentes não vão engordurar tão rápido. 

Veja algumas dicas para os cuidados com os óculos:


  • Só use os paninhos próprios para a limpeza (vêm com os óculos). Muitos são de microfibra, antiestático, não grudam poeira e não riscam, além de tirar a oleosidade.
  • Limpe seus paninhos de microfibra com água fria, com pouco detergente e sem esfregar muito. Não use nenhum produto para enxaguar ou amaciar. Depois de seco, sacuda-o para amaciar.

Se usar sabonete para lavar os óculos, nunca o faça com sabonetes hidratantes, abrasivos ou com qualquer produto químico mirabolante (próprio para pele e não para as lentes). Use-os sempre neutros.



  • Se os óculos estiverem realmente lavados e limpos, a água escorrerá completamente pelas lentes, bastando secar a armação.


  • Com frequência, lave-os bem, com uma escovinha macia, nas junções com a armação, as plaquetas (protege o nariz), a ponte (entre lentes), as charneiras (dobradiças da haste) e as hastes para não acumular oleosidade.

Quando lavar os óculos na pia, feche o ralo para não correr o risco de perder um parafuso solto ou uma plaqueta.

Se precisar usar pano seco, nunca o faça vigorosamente...pode riscar definitivamente.

Ao colocar ou tirar os óculos da face, faça-o com as duas mãos, segurando pelas hastes – nem sujam as lentes, nem desequilibram o foco.

Leve seus óculos, ao menos duas vezes ao ano, para a ótica de sua confiança fazer uma limpeza restauradora, com técnicas de ultrasom apropriadas que darão
vida nova a seus óculos.

Guarde sempre os óculos em estojo apropriado (o que vem ao comprar), rígido e protetor contra acidentes.

Ao tirá-los, temporariamente, nunca o deixe sobre cadeiras ou qualquer tipo de assentos; mantenha-o sempre fechado em uma superfície plana e com as lentes   para cima,  para não riscá-las.

Não deixe os óculos onde muitas pessoas passam ou utilizam... alguém pode derrubar ou até mesmo, descuidadamente, colocar peso em cima.

Procure não deixá-lo no painel do carro fechado ou ao sol forte de praia, na sauna ou na luz que passa pelo vidro da janela ­temperaturas altas podem avariar tanto as lentes quanto as armações. Também evite bancos ou porta luvas de carros, proximidades com fornos  ou motores de geladeira, TV, secador de cabelos etc..




Nenhum comentário:

Postar um comentário