Recebi da Diretora do CETEB fonte
inesgotável de informações, para conhecimento e comentários, o belo e
substancioso volume do Censo Ead.Br.2012,
bilíngue português e inglês, elaborado, publicado e catalogado pela Associação
Brasileira de Educação – ABED, que, por meio de um Relatório Analítico da
Aprendizagem a Distância no Brasil, apresenta resultados dessa modalidade, as
quais, agora, compartilho com vocês.
O objetivo da publicação é a de
colocar à disposição dos interessados informações quantitativas e qualitativas sobre
as atividades de EaD em nosso país.
A ABED fez uso do dizer corrente “Big
Data”, existente e relacionado a essa Metodologia de Ensino. Você está se
perguntando: “O que é Big Data?” Em linguagem bem simplificada, é a junção de
duas palavras que, desde a década de 1960, vem sendo trabalhada cada vez mais
pelos profissionais de TI e utilizada tanto pelas crianças, ao manusearem seu
iPad, quanto pelas grandes empresas. Constitui-se em um conjunto de soluções
tecnológicas capaz de lidar com dados digitais estruturados ou não estruturados,
em volumes e rapidez surpreendentes, além do repasse de uma infinidade de
informações para a comunidade mundial. Compreenderam? Torna-se fácil quando se
educa na área.
A participação no Censo da ABED vem
sendo uma atitude colaborativa e voluntária das instituições associadas ou não
que desenvolve ações de EaD.
Em 2012 foram convidados,
aproximadamente, 2.000 instituições públicas, privadas, ONGs e SNAs de todo o
Brasil, sendo a Região Sudeste a que mais acolhe cursos a distância. O
desapontamento da ABED foi grande, com as instituições mantidas com recursos
governamentais, devido à ausência de respostas ao chamamento da ABED.
Dessas instituições, 326 realizaram o
cadastro no próprio Sistema, 275 responderam os três Instrumentos de Pesquisas,
criados para desenvolvimento da metodologia definida pela ABED, mas apenas 252
foram considerados válidos.
As instituições participantes, segundo
sua natureza jurídica, foram elencadas
como: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (Fundamental
e Médio), Técnico-Profissionalizante,
Superior (Sequencial, Graduação e Pós-Graduação).
Entre os obstáculos enfrentados pelas
instituições que oferecem EaD atualmente no Brasil, destacaram-se: a evasão dos
aprendizes, a resistência dos educandos à modalidade, os desafios
organizacionais da instituição para oferecer EaD e o alto custo para sua
produção. O total de cursos oferecidos pelas
instituições foi de 9.376, sendo a maioria de cursos autorizados e de cursos
livres, estes, no quantitativo de 7.520 (80,2%).
A maior concentração destes cursos,
segundo o Censo da ABED, foram concentrados em instituições privadas com fins
lucrativos e de grande porte nas regiões Sul (cursos autorizados), Sudeste e
Centro-Oeste (cursos livres).
A ampliação das ações educativas a
distância é um fato que pode ser demonstrado pelos dados quantitativos
levantados. O número de alunos matriculados alcançou um total de 5.772.466 nos
níveis de ensino já citados. Destaque-se que a maioria das matrículas ocorreu
no Ensino Superior, em cursos autorizados.
No Censo 2012, constatou-se que as
matrículas nos cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio aumentaram,
embora, na opinião dos elaboradores, deste Censo, não haja significado
expressivo desse aumento, considerando a duração dos cursos em geral, com carga
horária maior que as dos cursos livres.
Além das instituições ouvidas,
professores independentes que, além de tutoria, prestam trabalho de consultoria,
também participaram do CENSO, o que levou a ABED a repensar o grupo de pesquisa
para 2013.
Na listagem de instituições
relacionadas, também foram incluídas as que não obtiveram aprovação dos
elaboradores, por conter incongruências não corrigidas e com atrasos no
encaminhamento à ABED.
O Centro de Ensino Tecnológico de
Brasília – CETEB compõe a lista, e, nós, seus colaboradores, ficamos honrados
pela participação em uma pesquisa tão importante como a da ABED.
Deixo aqui o meu apelo. "Quando solicitado por órgão
interessado em pesquisa, participe. Você estará contribuindo para as possíveis
formulações de políticas educacionais tão importantes para o nosso Brasil.”
Até breve.
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