quarta-feira, 6 de novembro de 2013

É Vero! #25 - Novembro Azul


Novembro Azul: Campanha conscientiza homens para a prevenção do câncer de próstata

As mulheres não são privilegiadas nas campanhas em prol de mais saúde, como foi no Outubro Rosa, a alertá-las da necessidade da prevenção de câncer de mama e de útero.
Os homens, comprovadamente mais relapsos no quesito saúde do que as mulheres, não foram esquecidos e agora é chegada a sua vez!
E, para  ajudar nestas lembranças do “cuidar-se sempre”, Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades e países, neste mês de novembro, dirigida à toda sociedade e aos homens em particular sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças significativas.
Na verdade, Novembro Azul é tradicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus, comemorado em 14 de novembro, em homenagem ao descobridor da insulina, Dr. Banting.  Neste período, por todo o mundo, ações são desenvolvidas para que seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos sejam mais divulgados. E, assim,  prédios públicos e monumentos  serão iluminadas de azul, caminhadas e muitas outras ações serão propostas como palestras, intervenções em estádios de futebol e nos centros de saúde, reuniões entre homens, facilitando discussões, acessibilidades, e incentivos ao cultivo à saúde e aos exames preventivos.
O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira cuja missão é levar ao cidadão conhecimento sobre a saúde em diversas esferas sempre com foco na humanização da  saúde, a fim de promover informação de qualidade, reflexão, debate e todo e qualquer tipo de prática que objetive o bem-estar.
O câncer de próstata é o segundo que mais mata os brasileiros. Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer apontam que a cada seis homens, um é portador da doença, e sua incidência é maior que a do câncer de mama.

As ações do Novembro Azul 2013 contam com o apoio de diversas entidades. “A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao urologista e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. A Campanha “Um Toque, Um Drible”, entre outras,  busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.
A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada na parte baixa do abdômen. É ela que produz parte do sêmen. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer. A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal.
Vídeos na internet  mostram como realizar o autoexame que, apesar de não ser decisivo, pode alertar às diferenças do cotidiano. Os Centros de Saúde, com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, realizará triagens para exames laboratoriais, ultrassonografias, PSA, raio X e outros necessários, agendando encaminhamentos posteriores aos especialistas. 

  - Depois de um banho morno, relaxe e verifique tamanho e forma dos testículos (1). 
  - Depois toque firmemente para perceber se tem algum caroço ou sente dor (2). 
  - Repita nos dois testículos e procure um médico caso perceba anormalidades (3)  

Mundialmente está sendo chamada de MOVEMBER, junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro), e tem como símbolo o bigode a la Mário Bros. Todo homem com idade acima de 40 anos deve fazer o exame preventivo uma vez por ano. A tecnologia de nossos dias está menos invasiva tanto na realização destes exames quanto nos tratamentos adotados. E quanto antes for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura. 

Se você é do Distrito Federal, contemple a bela Esplanada azul, e atente para a programação.
  • Dia 8, durante todo o dia, haverá ação social da conscientização da saúde do Homem na Rodoviária do Plano Piloto.
  • Dia 18, às 18h, talk-show com o ex- jogador de vôlei Marcelo Negrão, na FENAC do Park Shopping.
  • Dias 19 e 20 , jornada de urologia e saúde do homem do DF, na Associação Medica de Brasília, entre outros.
  • Procure na sua cidade se estão sendo desenvolvidos programas de alerta.
A prevenção pode salvar sua vida e mantê-lo ativo!
Música da Campanha Outubro Rosa Novembro Azul. Vamos juntos cantar, prevenir e cuidar!   (Tião Carvalho)
Pra se viver bem feliz, é preciso prevenir e cuidar
Ter saúde é poder sorrir e, acima de tudo, se amar
Não é preciso insegurança nem medo
É bem melhor quando se sabe mais cedo
Com a família e o apoio de amigos
Não se sinta sozinho, Deus está contigo
O Outubro é Rosa pra tocar o seu coração
O Novembro Azul clama, pede, implora sua atenção
São mulheres e homens no mesmo jogo
De viver a vida descobrindo um mundo novo
A descoberta precoce é uma realidade – O Outubro é Rosa, O Novembro é Azul
Para a cura do câncer ser uma verdade 
 O Outubro é Rosa, O Novembro é Azul

Caso queira ver os vídeos explicativos, clique nos links abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário