quarta-feira, 24 de julho de 2013

É Vero! #11 - Surpreenda deliciosamente com o Naked Cake - Bolo Pelado com recheio aparente!


Vai comemorar algo de última hora ou receber amigos e não tem sobremesa?
Uma nova tendência no mundo das festas, nossa receita de hoje é bastante fácil, de um visual inusitado e escandalosamente apetitoso!

Para fazer seu Naked Cake você pode usar pão-de-ló ou bolos com sua receita preferida ou, se não tem tempo ou um bom forno para a empreitada, vale até mesmo comprar um bolo já pronto no formato desejado. Em algumas cidades existem “bolerias” ou casas de festas, onde se compra um bolo simples em qualquer formato; também, em padarias ou supermercados, encontramos facilmente em formatos redondos.
Para completar esta simples e surpreendente sobremesa, será necessária uma receita de creme para o recheio. Pode ser a sua preferida (ganache branca ou escura), em quantidade generosa, para fazer, ao menos, uma camada entre 2 fatias do bolo escolhido. Se preferir, ou o tempo estiver curto, compre um creme pronto em supermercados ou lojas de festas.
E, finalmente, a decoração! Lindas e apetitosas frutas pequenas, de preferência, que possam ser comidas facilmente, dão cor e sabor ao prato.
Podem ser morangos, cerejas, uvas sem sementes, mirtilos, framboesas, amoras, fisalis (canapum) e outros berries!
E o contraste entre flores e folhas comestíveis completa toda a composição: hortelã, capuchinha (folhas e flores), amor-perfeito, cravinas, prímulas, pétalas de rosa, brinco de princesa, etc.
Faça assim:
  • 1 bolo redondo com 20 cm de diâmetro
  • 1 cálice de bebida ou suco ácido (rum, licor, conhaque, maracujá, laranja...)
  • 1 lata de leite condensado para recheio ou o creme escolhido
  • Decoração que preferir, o quanto baste.
Com a ajuda de um fio de linha, corte o bolo em camadas. O ideal é que tenha entre 2 e 4 cm de espessura. Acomode a base em um prato de tamanho suficiente para poder decorar em torno. Umedeça o corte com a bebida escolhida que combine com o sabor do bolo e do recheio.  Coloque uma boa camada do recheio (mínimo 1 cm) sobre a base, com cuidado para ir até os limites sem derramar. Pique as frutas maiores  e salpique um pouco sobre o recheio. Coloque delicadamente a segunda fatia do bolo sobre tudo espalhando o restante do recheio (se tiver) por cima. Pincele todo o bolo com uma calda neutra ou do sabor do que usou para umedecer, para não ressecar.

Escolha as melhores frutas, flores e folhas para decoração - limpas e secas. Faça um bonito arranjo na parte superior de modo a não dificultar o corte na hora de servir.  E vá grudando no recheio que está à mostra nas laterais outra parte das frutas. Por fim espalhe na lateral do prato as frutas restantes. 
O ideal é que se monte a receita no local onde será servido, por ser bem delicado e há a possibilidade do bolo não resistir a uma viagem. Também é necessário que o sirva logo em seguida, para que não murchem as folhas e as flores.  Por isto, é aconselhável fazê-lo num tamanho certo para não sobrar muito, já que a durabilidade da decoração é pequena.

ATENÇÂO – Verifique antes o tipo de folhas e flores que irá utilizar e nunca experimente nada sem a certeza de ser comestível!

Bolo pelado, do chef Guilherme Bomfim





Sempre vale a saborosa surpresa! Bom-Apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário