É uma alternativa pedagógica que visa a corrigir distorções
dos sistemas formais de ensino que vêm gerando, há muito tempo, a defasagem
idade-ano escolar.
Termo atribuído por João Batista Araujo e Oliveira, seu
mentor e grande incentivador de seu desenvolvimento. É importante que se diga
que não há um único pedagogo responsável por ela, mas vários, de Piaget,
Freinet, Dewey, Rogers, Ausubel, Vygotsky, Luria, Branden, passando por Paulo
Freire, Saviani, Gadotti, Libâneo, Hoffmann, Luckesi e chegando a você. Sim,
todos os professores, diretores, coordenadores são seus criadores, desde que
estejam empenhados no sucesso de seus alunos.
A hipótese central dessa pedagogia consiste na crença da
capacidade humana de aprender e no pressuposto de que os alunos com acentuada
defasagem, que já tiveram várias oportunidades de manter contato com conteúdos
curriculares, são capazes de dominá-los com mais rapidez, desde que sejam
ensinados adequadamente, de forma dinâmica, prática, ativa e, eles próprios, os
alunos, colocados em ambiente motivador, instigador, com a participação de um
professor consciente, dedicado e que a conjugação desses elementos lhes permita
acumular sucessos de forma progressiva e, assim, desenvolver adequadamente a
autoestima.
A abordagem metodológica pauta-se em diretrizes de ação
voltadas para o exequível, aquilo que se pode fazer no dia a dia em sala de
aula, com os recursos materiais e instrucionais existentes na escola e na
comunidade e que o professor, com a ajuda de seus alunos, pode construir,
recriar, reciclar etc.
Primeira diretriz
As experiências, os interesses e as necessidades dos alunos
constituir-se-ão pontos referenciais de partida da ação docente, uma vez que a
maturidade cronológica deve ser considerada no contexto do desenvolvimento
intelectual e social do ser humano.
Segunda diretriz
O planejamento sistemático das atividades, o acompanhamento
constante do desempenho do aluno, o feedback
imediato e as retomadas necessárias, oportunas e adequadas conduzirão à otimização
do tempo pedagógico.
Terceira diretriz
O aprender fazendo, caracterizado pelo trabalho por
atividades, a partir de projetos, temas instigadores, eventos estimuladores
etc., consistirá na dinâmica da sala de aula e norteará o planejamento
didático.
Quarta diretriz
As atividades de ensino e de aprendizagem englobarão, de
forma graduada e progressiva, os conteúdos programáticos estabelecidos nas
diferentes áreas do conhecimento, constantes do currículo oficial.
Quinta diretriz
O tratamento interdisciplinar e contextualizado dos
conteúdos programáticos, inerente a cada atividade, tornar-se-á suporte para o
desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas.
Sexta diretriz
As habilidades de reconhecer, associar, classificar,
analisar, deduzir, generalizar, sintetizar, aplicar e transferir conhecimento,
entre outras, desenvolver-se-ão mediante o estudo crítico dos conteúdos
programáticos e a realização das atividades programadas.
Sétima diretriz
As aprendizagens significativas e as condições evidenciadas
de prosseguimento seguro de estudos constituir-se-ão em critérios de avaliação
do progresso do aluno.
A Pedagogia do Sucesso embasa a Proposta Pedagógica do Programa de Aceleração da Aprendizagem;
está alicerçada em cinco Eixos Teórico-Metodológicos, cada um deles com foco
num dos elementos dos processos de ensino e de aprendizagem.
No próximo artigo desse tema, apresentaremos os cinco eixos
teórico-metodológicos que constituem a Pedagogia do Sucesso.Vale a pena
conhecer, você poderá implantá-los em sua sala de aula regular e, assim, evitar
a produção de alunos defasados.
MORAN, José
Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed.São
Paulo: Papírus, 2009, p. 101-111.
OLIVEIRA,
Antonio Carlos. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares. São
Paulo: Avercamp, 2005.
ROMANOWSKI,
Joana Paulin: SANTOS, Luciana. Estilos de aprendizagem: subsídios pra o
professor. Curitiba, 2003.
A Escola
Aberta oferece cursos específicos sobre a pedagogia do sucesso, acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.
Por Isolda Gusmão
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