quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Você sabe o que é Pedagogia do Sucesso?


É uma alternativa pedagógica que visa a corrigir distorções dos sistemas formais de ensino que vêm gerando, há muito tempo, a defasagem idade-ano escolar.

Termo atribuído por João Batista Araujo e Oliveira, seu mentor e grande incentivador de seu desenvolvimento. É importante que se diga que não há um único pedagogo responsável por ela, mas vários, de Piaget, Freinet, Dewey, Rogers, Ausubel, Vygotsky, Luria, Branden, passando por Paulo Freire, Saviani, Gadotti, Libâneo, Hoffmann, Luckesi e chegando a você. Sim, todos os professores, diretores, coordenadores são seus criadores, desde que estejam empenhados no sucesso de seus alunos.

A hipótese central dessa pedagogia consiste na crença da capacidade humana de aprender e no pressuposto de que os alunos com acentuada defasagem, que já tiveram várias oportunidades de manter contato com conteúdos curriculares, são capazes de dominá-los com mais rapidez, desde que sejam ensinados adequadamente, de forma dinâmica, prática, ativa e, eles próprios, os alunos, colocados em ambiente motivador, instigador, com a participação de um professor consciente, dedicado e que a conjugação desses elementos lhes permita acumular sucessos de forma progressiva e, assim, desenvolver adequadamente a autoestima.

A abordagem metodológica pauta-se em diretrizes de ação voltadas para o exequível, aquilo que se pode fazer no dia a dia em sala de aula, com os recursos materiais e instrucionais existentes na escola e na comunidade e que o professor, com a ajuda de seus alunos, pode construir, recriar, reciclar etc.

Primeira diretriz

As experiências, os interesses e as necessidades dos alunos constituir-se-ão pontos referenciais de partida da ação docente, uma vez que a maturidade cronológica deve ser considerada no contexto do desenvolvimento intelectual e social do ser humano.

Segunda diretriz

O planejamento sistemático das atividades, o acompanhamento constante do desempenho do aluno, o feedback imediato e as retomadas necessárias, oportunas e adequadas conduzirão à otimização do tempo pedagógico.

Terceira diretriz

O aprender fazendo, caracterizado pelo trabalho por atividades, a partir de projetos, temas instigadores, eventos estimuladores etc., consistirá na dinâmica da sala de aula e norteará o planejamento didático.

Quarta diretriz

As atividades de ensino e de aprendizagem englobarão, de forma graduada e progressiva, os conteúdos programáticos estabelecidos nas diferentes áreas do conhecimento, constantes do currículo oficial.

Quinta diretriz

O tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos programáticos, inerente a cada atividade, tornar-se-á suporte para o desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas.

Sexta diretriz

As habilidades de reconhecer, associar, classificar, analisar, deduzir, generalizar, sintetizar, aplicar e transferir conhecimento, entre outras, desenvolver-se-ão mediante o estudo crítico dos conteúdos programáticos e a realização das atividades programadas.

Sétima diretriz

As aprendizagens significativas e as condições evidenciadas de prosseguimento seguro de estudos constituir-se-ão em critérios de avaliação do progresso do aluno.

A Pedagogia do Sucesso embasa a Proposta Pedagógica do Programa de Aceleração da Aprendizagem; está alicerçada em cinco Eixos Teórico-Metodológicos, cada um deles com foco num dos elementos dos processos de ensino e de aprendizagem.

No próximo artigo desse tema, apresentaremos os cinco eixos teórico-metodológicos que constituem a Pedagogia do Sucesso.Vale a pena conhecer, você poderá implantá-los em sua sala de aula regular e, assim, evitar a produção de alunos defasados.



MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed.São Paulo: Papírus, 2009, p. 101-111.
OLIVEIRA, Antonio Carlos. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares. São Paulo: Avercamp, 2005.
ROMANOWSKI, Joana Paulin: SANTOS, Luciana. Estilos de aprendizagem: subsídios pra o professor. Curitiba, 2003.


A Escola Aberta oferece cursos específicos sobre a pedagogia do sucesso, acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.


Por Isolda Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário