quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Você sabe o que é Correção de Fluxo Escolar?


Procurando solucionar o problema da defasagem idade-ano escolar, o Ministério da Educação, entre suas prioridades, estabeleceu a Política de Correção do Fluxo Escolar, liberando recursos, mediante apresentação de projetos, aos municípios com alto índice de defasagem, para que possam encaminhar, de forma adequada, os alunos aos anos escolares compatíveis a sua idade cronológica, concretizando-a por meio de alternativas pedagógicas, sob a responsabilidade das Secretarias de Educação.

Consiste em processos de ensino e de aprendizagem que se propõem, em um ano letivo, a desbloquear as emoções negativas dos alunos em relação à escola e à aprendizagem; a ajudar a superar traumas decorrentes de sucessivos fracassos vivenciados por eles; a fortalecer a autoestima desses alunos, permitindo-lhes visualizar uma autoimagem positiva; a desenvolver habilidades básicas de leitura e de raciocínio matemático que lhes garantam a continuidade de estudos sem o risco de novos fracassos; a possibilitar o domínio de conteúdos essenciais à progressão em sua escolarização.

Durante esse período, o aluno vivencia situações e emoções positivas, em contexto de aprendizagens reais, que lhes possibilitam avançar em até quatro anos de escolarização.

A Proposta Pedagógica configura-se como uma ação específica, destinada a corrigir a situação de defasagem idade-ano, comprometida com a qualidade final do produto, que se expressa em termos de prosseguimento de estudos e de aprendizagens significativas. Caracteriza-se, ainda, por responder aos imperativos dos novos tempos, em termos do desenvolvimento de competências cognitivas básicas e da construção da autoestima do aluno, bem como por regularizar o fluxo dos alunos no Ensino Fundamental.

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, no capítulo referente à Educação Básica, essencialmente em seu art. 24, inciso V, alínea “b” possibilita a “aceleração de estudos para alunos com atraso escolar”.

O Centro de Ensino Técnico de Brásilia foi pioneiro juntamente com outros parceiros a implantar o Programa de Aceleração da Aprendizagem - PAA Programa de Correção de Fluxo em vários estados e municípios, tornando-se assim um especialista no assunto, tanto na produção de material pedagógico quanto na formação de docentes para atuar com a Pedagogia do Sucesso.

Acompanhe a série Pedagogia do Sucesso neste Blog e conheça a metodologia que tem feito a diferença na vida de muitos alunos que já tinham desistido de aprender devido a fracassos sucessivos.


Oliveira, João Batista Araujo e. A PEDAGOGIA DO SUCESSO, 15. Ed. São Paulo: Saraiva,2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
_____. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: 1990.
CETEB. PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Curso Aceleração da Aprendizagem: Pressupostos Filosófico- Metodológicos. Brasília: 2013.

O CETEB atua em diversos municípios e estados implantando e implementando o Programa de Aceleração da Aprendizagem, se seu município tem alunos defasados, contate o Ceteb e peça uma proposta.


A Escola Aberta oferece cursos específicos sobre a correção de fluxo escolar, acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.


Por Isolda Gusmão

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