segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Tutorial Photoshop: Descobrindo uma cor

Neste tutorial você vai aprender a descobrir aquela cor que você achou bonita, mas não sabe como reproduzi-la apenas após olhá-la.


Primeiramente, é necessário ter a imagem com você. digamos que você viu uma parede na casa do seu amigo e gostou da cor, mas nem você e nem ele sabem exatamente que cor é, como resolver isto? 

Primeiro tire uma foto da parede (ou do que mais você quiser descobrir a cor.

Com a foto em mãos, abra-a no Photoshop. Neste tutorial usarei a imagem que abre este post.

Na barra de ferramentas, a esquerda, selecione a ferramenta "conta-gotas" (Eyedropper Tool, em inglês).

O Conta-gotas pega exatamente o pixel onde é clicado, então clique exatamente onde você quer saber a cor. no caso, vou clicar no primeiro quadradinho, o azul claro.

Note que aparecerá um circulo indicando a cor capturada e ela irá também para a paleta de cores, em baixo na barra de ferramentas.

Agora clique no quadradinho da cor e você verá uma nova janela com algumas informações.

É na imagem acima que você identificará sua cor. Nas informações destacadas, onde está o jogo da velha (#) é o código hexadecimal da cor, usado em linguagens web, como HTML, php, javascript e algumas outras. Também é usado em editores de imagem, como o Photoshop e o Illustrator. no outro destaque, vê-se 4 letras, formando a sigla "CMYK", que significa Cyan, Magenta, Yellow e Black, Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, respectivamente. São as cores usadas na criação de artes e materiais para impressão, uma vez que as cores RGB, representadas pelo código hexadecimal, são combinações que utilizam luz, já no CMYK são utilizadas "tintas" reais, criando uma combinação que resulta exatamente em como ela será impressa.

Com essas duas informações de cor, você terá então a cor que inicialmente queria saber, podendo usá-la como quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário