segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Eixos teórico-metodológicos que constituem a Pedagogia do Sucesso


A Pedagogia do Sucesso que embasa a Proposta Pedagógica do Programa de Aceleração da Aprendizagem está alicerçada em cinco Eixos Teórico-Metodológicos, cada um deles com foco num dos elementos dos processos de ensino e de aprendizagem:

1. Fortalecimento da Autoestima, com foco no aluno: desbloqueio de suas emoções em relação à escola e à aprendizagem e valorização de seus interesses, suas realizações, seus êxitos, seu crescimento, sua aprendizagem. (Freud, Branden)

2. Aprendizagem Significativa, com foco no professor: sua atuação competente, sua capacitação, sua habilidade em recuperar conceitos subsunçores e em conduzir o aluno à aprendizagem e ao sucesso. (Ausubel, Novak, Rogers)

3. Interdisciplinaridade, com foco nos conteúdos: sua inter-relação com as áreas do conhecimento, seu potencial de desenvolver habilidades e competências, sua relação com o cotidiano do aluno. (Fazenda, Pombo, Siqueira, Pereira)

4. Pedagogia de Projetos, com foco na metodologia: sua possibilidade de propiciar o “aprender fazendo”, sua capacidade de tornar a aprendizagem mais dinâmica e real, de aplicá-la à vida prática e de demonstrar o valor social do conhecimento. (Dewey, Kilpatrick)

5. Avaliação Diagnóstico-Mediadora, com foco no processo: sua potencialidade de diagnosticar o progresso do aluno, o desenvolvimento das habilidades, a atuação do professor, a participação dos agentes educacionais, e de mediar toda a ação pedagógica. (Luckesi, Hoffmann)

Cada um desses eixos constituir-se-á em conteúdo deste Curso e fornecerá ao cursista a base teórica para tornar-se especialista em correção do Fluxo Escolar – Aceleração da Aprendizagem. O estudo desses eixos propiciará ao professor orientações para que construa sua prática pedagógica de maneira dinâmica e diferenciada da tradicional, voltada para a exposição oral do professor e para a atitude passiva dos alunos.

Na proposta Pedagógica da Aceleração da Aprendizagem, o papel ativo cabe ao aluno que, por meio de material didático específico, desenvolverá, a cada bimestre, um Projeto, sob a orientação do professor que desempenhará novas funções:

• estimulador do interesse do aluno em relação aos temas dos projetos;
• motivador das ações de pesquisa e de realizações de atividades;
• incentivador das atividades práticas (representações, treatralizações, recitais etc.)
• Apresentador de temas relevantes quando o projeto assim o exigir;
• fortalecedor da autoestima do aluno por meio de feedbacks positivos das realizações coletivas ou individuais;
• promotor do autoconceito elevado pela valorização e exposição dos trabalhos realizados durante a construção dos projetos;
• construtor de personalidades seguras, críticas e autônomas ao garantir aos alunos vivenciar seu sucesso na realização da culminância de cada projeto;
• realizador das expectativas dos alunos ao conduzi-los ao ano escolar compatível à faixa etária, ao final do ano letivo;
• canalizador das esperanças das famílias ao lhes entregar os filhos vitoriosos nessa empreitada;

• condutor dos alunos a um futuro de realizações escolares e acadêmicas pelas ações positivas em prol do seu sucesso.

Conceitos Subsunçores

A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas hierárquicas de conceitos que são representações de experiências sensoriais do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo a novos conceitos, facilitando a compreensão das novas informações o que dá significado real ao conceito adquirido.

As ideias novas só podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais.

Os professores precisam sentir que estão engajados em mudanças que irão fazer uma diferença genuína na vida de milhares de alunos e na própria sociedade, por algo maior que mereça o seu envolvimento e o seu desapego às velhas e seguras práticas. Mas esse sentido ele próprio terá de construir, o que exige tempo, dedicação e estudo. Jussara Hoffmann, 2008, p. 105.


DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 4. Ed. São Paulo: Cortez. Brasilia: MEC; UNESCO, 2003.
DEMO, Pedro. Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. Campinas: Papirus, 2009.

A Escola Aberta oferece cursos específicos sobre a pedagogia do sucesso, acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.

Por Isolda Gusmão

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