A Pedagogia do Sucesso que embasa a Proposta Pedagógica do
Programa de Aceleração da Aprendizagem está alicerçada em cinco Eixos
Teórico-Metodológicos, cada um deles com foco num dos elementos dos processos
de ensino e de aprendizagem:
1. Fortalecimento da Autoestima, com foco no aluno:
desbloqueio de suas emoções em relação à escola e à aprendizagem e valorização
de seus interesses, suas realizações, seus êxitos, seu crescimento, sua aprendizagem.
(Freud, Branden)
2. Aprendizagem Significativa, com foco no professor:
sua atuação competente, sua capacitação, sua habilidade em recuperar conceitos
subsunçores e em conduzir o aluno à aprendizagem e ao sucesso. (Ausubel, Novak,
Rogers)
3. Interdisciplinaridade, com foco nos conteúdos: sua
inter-relação com as áreas do conhecimento, seu potencial de desenvolver
habilidades e competências, sua relação com o cotidiano do aluno. (Fazenda,
Pombo, Siqueira, Pereira)
4. Pedagogia de Projetos, com foco na metodologia:
sua possibilidade de propiciar o “aprender fazendo”, sua capacidade de tornar a
aprendizagem mais dinâmica e real, de aplicá-la à vida prática e de demonstrar
o valor social do conhecimento. (Dewey, Kilpatrick)
5. Avaliação Diagnóstico-Mediadora, com foco no
processo: sua potencialidade de diagnosticar o progresso do aluno, o
desenvolvimento das habilidades, a atuação do professor, a participação dos
agentes educacionais, e de mediar toda a ação pedagógica. (Luckesi, Hoffmann)
Cada um desses eixos constituir-se-á em conteúdo deste Curso
e fornecerá ao cursista a base teórica para tornar-se especialista em correção
do Fluxo Escolar – Aceleração da Aprendizagem. O estudo desses eixos propiciará
ao professor orientações para que construa sua prática pedagógica de maneira
dinâmica e diferenciada da tradicional, voltada para a exposição oral do
professor e para a atitude passiva dos alunos.
Na proposta Pedagógica da Aceleração da Aprendizagem, o
papel ativo cabe ao aluno que, por meio de material didático específico,
desenvolverá, a cada bimestre, um Projeto, sob a orientação do professor que
desempenhará novas funções:
• estimulador do interesse do aluno em relação aos temas dos
projetos;
• motivador das ações de pesquisa e de realizações de atividades;
• incentivador das atividades práticas (representações,
treatralizações, recitais etc.)
• Apresentador de temas relevantes quando o projeto assim o
exigir;
• fortalecedor da autoestima do aluno por meio de feedbacks
positivos das realizações coletivas ou individuais;
• promotor do autoconceito elevado pela valorização e
exposição dos trabalhos realizados durante a construção dos projetos;
• construtor de personalidades seguras, críticas e autônomas
ao garantir aos alunos vivenciar seu sucesso na realização da culminância de
cada projeto;
• realizador das expectativas dos alunos ao conduzi-los ao
ano escolar compatível à faixa etária, ao final do ano letivo;
• canalizador das esperanças das famílias ao lhes entregar
os filhos vitoriosos nessa empreitada;
• condutor dos alunos a um futuro de realizações escolares e
acadêmicas pelas ações positivas em prol do seu sucesso.
Conceitos Subsunçores
A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação
ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistente na estrutura
cognitiva do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas
hierárquicas de conceitos que são representações de experiências sensoriais do
indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e
modificação do conceito subsunçor. A partir de um conceito geral (já
incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo a
novos conceitos, facilitando a compreensão das novas informações o que dá
significado real ao conceito adquirido.
As ideias novas só podem ser aprendidas e retidas de maneira
útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam
as âncoras conceituais.
Os professores precisam sentir que estão engajados em
mudanças que irão fazer uma diferença genuína na vida de milhares de alunos e
na própria sociedade, por algo maior que mereça o seu envolvimento e o seu
desapego às velhas e seguras práticas. Mas esse sentido ele próprio terá de
construir, o que exige tempo, dedicação e estudo. Jussara Hoffmann, 2008, p.
105.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 4. Ed.
São Paulo: Cortez. Brasilia: MEC; UNESCO, 2003.
DEMO, Pedro. Iniciação à competência reconstrutiva do
professor básico. Campinas: Papirus, 2009.
A Escola
Aberta oferece cursos específicos sobre a pedagogia do sucesso, acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.
Por Isolda Gusmão
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