Quando o aluno (re) ingressa na escola tardiamente – ou
sofre reprovação – ele estará em atraso escolar, ou seja, com idade superior a
esperada para aquela etapa escolar. A distorção idade-ano é a proporção de
alunos com mais de 2 anos de atraso escolar.
O cálculo da distorção idade- ano é realizado a partir de
dados coletados no Censo Escolar. O Censo é realizado anualmente pelo Instituto
Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração
das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de
todas as escolas públicas e privadas do país. Todas as informações de
matrículas dos alunos são capturadas, inclusive a idade dos alunos.
Mais de 8,5 milhões
de estudantes da Educação Básica estão com atraso escolar de dois anos ou mais.
Os dados sobre distorção idade-ano 2013 já estão disponíveis no QEdu
De acordo com a legislação brasileira, a criança deve
ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental aos 6 anos de idade. Assim, aos 14
anos ela entrará no 9º ano e finalizará esta etapa com 15 anos. Dos 15 aos 17
anos este aluno deve estar matriculado no Ensino Médio. A realidade,
porém, é que 6,1 milhões dos estudantes do Ensino Fundamental (21%) e 2,4
milhões de estudantes do Ensino Médio (29,5%) não estão no ano correto. São
22,9% dos alunos do ensino básico com atraso escolar de dois anos ou mais no
Brasil.
Apesar do alto percentual de alunos com distorção idade-ano,
a análise dos dados de evolução entre os anos de 2010 a 2013 mostra que o
atraso escolar no Ensino Médio recuou 5,4% entre os estudantes matriculados na
rede pública. Os estados com maior redução da distorção idade-ano são:
Pernambuco (-29,1%), Paraíba (-29%), Alagoas (-28,9%), Piauí (-26,7%) e
Maranhão (-24,8%).
A região Norte do país concentra maior número de alunos com
atraso durante a Educação Básica. No Ensino Médio, o total de alunos com atraso
no 1º ano da rede pública chega a mais da metade dos matriculados (50,6%). Já a
região Sudeste do país tem os menores índices de atraso: 20,1% dos estudantes
estão fora da idade adequada para o 6º ano; no 1º ano do Ensino Médio, 25,6%.
No 6º ano, o estado de São Paulo contempla menor distorção
idade-ano do Brasil, com 90,5% dos alunos em ano escolar adequado para a idade.
Escolas privadas brasileiras concentram índices baixíssimos de atraso escolar:
alunos com idade inadequada nos anos escolares não chegam a 10% da rede em
nenhum ano escolar. Ainda no sistema privado, Paraná segue com os mais baixos
índices de atraso escolar, sendo 2,1% na 6ª série e 4,8% no 1º ano do Ensino Médio.
Para ver dados do
Brasil, como exemplo, acesse: http://www.qedu.org.br/brasil/censo-escolar
Para buscar dados de uma escola, município ou estado basta
digitar na busca — no topo da página — o nome da localidade que você quer
consultar e acessar a aba “Censo”. Depois, selecione a opção “Distorção
Idade-Série” e veja os dados do local.
Fonte: http://www.qedu.org.br
Para aprender sobre as metodologia da Correção de Fluxo
matricule-se em no curso Aceleração da Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental da ESCOLA ABERTA – www.escolaaberta.com.br
Por Isolda Gusmão
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