terça-feira, 9 de setembro de 2014

É Vero! #50 - Sorrir é o Remédio


Elixir, em sentido figurado, é aquilo que tem efeito mágico ou miraculoso, que faz bem à alma.



Na Idade Média, os alquimistas procuravam por uma substância que transformasse metais em ouro e curasse, fortalecesse e remoçasse a alma e o corpo humano.

Devagar fomos descobrindo que o riso largo alegra e aviva o corpo e a alma, além de reduzir o estresse e promover a cura de algumas doenças já instaladas, reduzindo o tempo de internações hospitalares.

A música nos leva a balançar o corpo no seu ritmo, a descontrair, a dançar, a sorrir. E o rir é contagioso, com poder preventivo; transforma a tristeza em alegrias.

O sorriso é inato, universal e inerente ao ser humano. Já nascemos com reflexos neurológicos e musculares que nos levam ao riso desde os primeiros dias de vida.

Ele desperta um bem-estar físico tanto em quem o libera quanto em quem o recebe. Auxilia a comunicação à medida que exterioriza emoções positivas, afetivas e dissimula sentimentos negativos, aproximando as pessoas para um diálogo pacífico e maior ajuste social..

O riso sincero, aquele que provoca rugas no canto dos olhos, desperta sentimentos positivos, afastando assim a depressão que nos torna mais vulnerável a doenças físicas ou emocionais.

O ato de rir é o gatilho de uma cadeia de rações fisiológicas.

1 – Aumenta a frequência cardíaca

2 – As artérias se dilatam, levando a uma queda da pressão

3 – Contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdome e  diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos

4 – A respiração ofegante provocada pelo riso eleva o fluxo de oxigênio no sangue

5 – A tensão muscular diminui e uma boa risada pode até provocar a perda de controle dos músculos – sensação de fraqueza.

6 – O riso também ajuda o sistema imunológico a aumenta o número de células que auxiliam contra infecções

7 – As risadas também promovem mudanças hormonais benéficas, já que o riso libera a endorfina – substância que reduz a sensibilidade à dor e promove sensações prazerosas e de bem-estar

De acordo com Eduardo Lambert, médico autor do livro A terapia do riso: a cura pela alegria, o riso estimula cerca de 28 músculos faciais, ativa no cérebro a produção de endorfina e de serotonina (substâncias antidepressivas que dão sensação de relaxamento e bem-estar) e as betas endorfinas, substâncias químicas com alto poder analgésicos que ainda estimulam o sistema imunológico contra alergias, bactérias e vírus, ampliam a capacidade respiratória e promovem ação antienvelhecimento. São os hormônios da felicidade. Uma risada aberta provoca um tremor que se propaga para o abdome, atingindo o corpo como uma onda de alívio, relaxando os músculos e vasos, fortalecendo nosso sistema imunológico e protegendo também contra infartos e derrames cerebrais. Quanto mais intenso o riso ou a gargalhada, maior a sensação de bem-estar físico, mental ou emocional..

Procure motivos para sorrir, exercite-o, mas, aprenda a não extrapolar, pois também em exagero pode ser maléfico: fortes contrações musculares podem precipitar a ruptura de artérias lesionadas ou desencadear ataques de asma, devido à respiração rápida, ou até surgimento de hérnias abdominais, provocadas por gargalhadas mais potentes.
Apesar desses inconvenientes, as comédias do tipo pastelão e as gargalhadas pareceram atingir os efeitos mais notáveis para os benefícios propostos.

Rir, portanto, é o melhor remédio, é analgésico, estimulante, não custa nada e não tem efeitos colaterais, além de evoluir também como uma boa ferramenta no comportamento social.

Uma interessante curiosidade – na Índia, país repleto de códigos milenares, é crescente o número de empresas que fazem uma sessão de riso antes da jornada diária, resultando num aumento considerável no bem-estar de todos e, consequentemente, na produção.

E, no Brasil, todos sabemos – apesar de todas as adversidades das quais todos reclamamos rotineiramente, somos um povo naturalmente feliz e risonho.

Dividindo seu riso com o próximo, você os multiplica em seu benefício! Seja generoso – Distribua-o fartamente!



Aprenda a rir AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário