quarta-feira, 11 de junho de 2014

É Vero! #45 - Copa do Mundo

Que tal assistir em casa com amigos?

A Copa está aí...
ou aqui!


Chegando a hora, aumentando a ansiedade.

Muitas são as dúvidas de última hora: como estarão os meios de transportes? O povo vai assistir ao jogo ou vai insistir nas greves e manifestações?  E o comércio e nosso trabalho? O que para o que não para?
 

Mas uma coisa é certa: todos querem acompanhar os jogos. Com exceção de algumas categorias profissionais obrigadas ao plantão como médicos, servidores de hospitais, motoristas de transporte público, e demais serviços de emergência, todos querem ver pela TV e bem acomodados! E vale até dar um tempo em estudos pesados e relaxar nas tardes de jogo.

Curiosidade com a festa de abertura, meia hora antes do pontapé inicial no Itaquerão, no jogo contra a Croácia... o Brasil deve parar.


Quem tem boa estrutura e suporte físico em casa, com uma boa TV, certamente, receberá visitas para ver os jogos. Amigos e familiares se juntarão para torcer para o Brasil ou para o país de suas origens!
 

Olhos grudados nas imagens da festa inicial, olfato nos petiscos para domar a ansiedade e papilas gustativas afogadas nas bebidas para aliviar a secura da tensão!

Vale a pena fugir das aglomerações, incerteza de trânsito, brigas de bares, arroubos de torcidas desconhecidas ou roubos nas ‘ondas’ fora de casa, juntando pessoas queridas para curtir esse momento especial, com a ajuda de algumas dicas.


- Combine com sua turma e reúnam-se a cada jogo na casa de pessoas diferentes, em ambientes confortáveis e descontraídos.  


- Verifique se sua TV ou canal a cabo estejam em dia com imagem e som, assim como a iluminação e a ventilação estejam adequadas para o ambiente.


- Faça uma decoração oportuna para o evento, estimulando a torcida festiva e saudável, com energias positivas.


- Pense em tudo com antecipação – na hora vai ser difícil achar alguém com disposição para sair de casa.


- A casa escolhida deve estar com banheiros limpos e abastecidos com sabonete novo, reserva de papel higiênico, toalhas de mão que podem ser descartáveis para não encharcar e lixeiras vazias.  


- Dependendo do horário do jogo, escolha o tipo de lanche ou bebidas a serem servidos.


- Na cozinha, deixe todo o material a ser usado limpo e ao alcance de qualquer ajudante-amigo – gás, panelas, travessas, panos, toalhas etc.


- Separe pratos, talheres, copos e guardanapos suficientes para todos.


- Prepare o espaço para que todos se acomodem, em sofás, cadeiras, almofadas, pufes ou bancos, ou até mesmo no tapete.


- Providencie pequenas mesas espalhadas para decoração, apoio de copos, pequenos recipientes para descarte de guardanapos, cascas ou caroços.


- Combine um possível rateio dos gastos entre os convivas, ou estipule a colaboração de cada um.


- Cuidado com os fogos de artifícios que não combinam com bebidas, crianças e animais domésticos.

Não só o ambiente precisa estar previamente preparado. Afinal, ninguém fica tanto tempo sem comer ou só tomando um copo de água enquanto vive toda a ansiedade própria de um jogo.


- Prepare coisas práticas, tipo prato único ou com poucos complementos, que possam ser comidos com o prato na mão mesmo.


- Deixe uma mesa com pequenos acepipes à disposição de todos, privilegiando alimentos saudáveis – nada de frituras ou gorduras.


- Pequenos sanduíches naturais, sementes e frutas secas, torradas, pastas e frios, frutas, queijos, salgadinhos assados e muita água.


- Gele as bebidas com antecedência, providencie saco extra de gelo, ao mesmo tempo em que libere espaço na geladeira para os amigos que trouxerem algo para gelar.


- Quando o sentimento de brasilidade aflora, sobram caipirinhas, cervejas, batuque e samba... Esteja preparado.


- Lembrando que teremos jogos às 13, 16, 17,19 e até 22 horas, pense no horário a ser marcado para a ‘concentração’ das pessoas, sem que o propósito principal seja atrapalhado com o serviço de almoço ou lanches.


- Já acerte com todos também o fim da festa – não vale fazer bagunça, virar as costas com um até logo e deixar toda a sujeira para a dona da casa.

Acima de tudo, lembre-se de que, depois do jogo e de todas as bebidas, temos que voltar para casa, quase sempre dirigindo! Não abuse. Combine com alguém abstêmico para ser o motorista da vez.
 

Tudo pronto significa poder sentar, torcer e gritar com todos: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário