quarta-feira, 27 de novembro de 2013

É Vero! #28 - Sobremesas Típicas e Fáceis III


Ainda para fazer e saborear as sobremesas fáceis e apetitosas, típicas de alguns países, e finalizando nossa série, hoje veremos França e Havaí. Como as outras que já vimos aqui, É Vero #26 e É Vero #27, estas são muito práticas, rápidas e versáteis por podermos dar sabores e aromas diferenciados a cada estação do ano, tema de um jantar ou ofertas do supermercado. 


França – Mousse
A mousse original é a de chocolate e foi inventada pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, famoso por retratar a boemia e as dançarinas de cancã do cabaré Moulin Rouge na Paris do fim do século XIX. Chamada inicialmente de maionese, depois de várias modificações por que passou do latim, acabou no mousse, que em francês quer dizer algo leve, aerado e espumoso, porém com textura firme. 

Podemos prepará-la com ovos, gelatina ou creme de leite (natas) em combinação com o que vai ser o sabor principal – variações de chocolate, aromas ou frutas diversas. Esta deliciosa sobremesa faz salivar até mesmo num rigoroso regime. Pode ser usada na composição de variada pâtisserie além de diversos e criativos sabores, com muita facilidade.

Mousse de Limão

- Uma lata de leite condensado

- mesma medida de creme de leite ( se for de lata, tire o soro)
- meio copo de suco de limão ( coloque menos se o limão estiver muito azedo)

-raspas de limão para decorar



Use o creme de leite, de preferência fresco, gelado. Mas se for o de lata ou caixinha, retire o soro antes. Raspe antes os limões e reserve as raspas para a decoração. Esprema e coe o suco juntando tudo no liquidificador. Bata alguns minutos até perceber uma mistura bem leve e aerada. Coloque em taças individuais ou única e reserve na geladeira para firmar. Decore com as raspas de limão. Pode-se substituir o suco de limão por suco de maracujá enfeitando com as sementes; com chocolate derretido decorando com suas raspas; com o suco de frutas vermelhas ou ácidas decorando como preferir. Apenas prove as frutas antes para ajustar a quantidade ao seu paladar e deixar o gosto no ponto ideal.
Havaí – Haupia
O Havaí , estado americano situado na Polinésia, tem clima, ares, terras e mares que nos faz sentir em casa. As frutas comuns por lá são as nossas goiaba, banana, melancia, abacaxi, coco entre outras tropicais. Paul Gauguin, um artista francês por lá radicado, retratou e mostrou lindamente suas cores por todo o mundo!
Parecido com o nosso manjar, a Haupia é um tradicional doce feito com o puro  leite de coco engrossado com a araruta. É a sobremesa indispensável em qualquer lual, tão encantador e comum por lá.  Sua consistência bem firme, permite cortá-la em blocos que se comem com as mãos como a uma maria-mole.

Haupia

- 2 xícaras de leite de coco
- 1 xícara de leite integral
- 5 colheres de açúcar
- 5 colheres de amido de milho
- 1 pitada de sal

Misture o açúcar e o sal ao amido de milho e à xícara de leite. Coloque numa panela o leite de coco para aquecer. Quando morno, acrescente a mistura adoçada e mexa sem parar em fogo baixo para não deixar embolar. Deve ficar um mingau bem grosso. 
Despeje sobre um refratário ou assadeira retangular molhada, de modo a ficar com pelo menos 3cm de altura. Leve à geladeira e corte em cubos depois de firme. Ótimo para servir em ocasiões informais, de lanche ou sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário