quarta-feira, 16 de outubro de 2013

É Vero! #22 - Vinícius de Moraes

Cem anos de um Bon vivant

Neste outubro de 2013, temos o centenário de um brasileiro internacional a comemorar.

Vinícius de Moraes, grande personalidade de nosso século. 

Era um bon vivant, hedonista, grande expressão na nossa história, que além de diplomata apaixonado pelas coisas do Brasil, muito contribuiu para nossa cultura, música, teatro, literatura, poesia, culinária, boemia...na segunda metade do século passado.

Para comemorar, agora, seu centenário de nascimento, foi lançado um delicioso livro com as receitas de que ele gostava de preparar – sim, dizia-se um bom cozinheiro. Apaixonado pelas mulheres, sua melhor receita foi a Receita de mulher, detalhada num belo poema e interpretada nas panelas pelo grande chef de cozinha, Alex Atala.

Para os menores de trinta, vale acompanhar tudo, para conhecer um pouco mais desse personagem tão significativo de nossa vida cultural, para os maiores de trinta, um delicioso déjà vu ao recordar tantos casos vistos, ouvidos, vividos intensamente...

Procure no seu bairro ou cidade. Certamente encontrará algum acontecimento que poderá lhe satisfazer a curiosidade de seu singular viver: homenagens de rádio, programas de TV, saraus literários, cinema, imprensa escrita e falada, exposições, lançamento do livro, lançamento de site com acervo completo, novas impressões de sua obras, ao mesmo tempo que promoções de sebos, shows musicais, reapresentação e regravação da linda Arca de Noé...

Nós, aqui, reuniremos algumas frases antológicas. Tente cantarolar algumas que devem povoar suas mais íntimas recordações.

Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu.

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.

Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém.

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Que não seja imortal posto que é chama mas que seja infinito enquanto dure.






Nada mais bonito que os defeitos da mulher amada.

Nádegas é importantíssimo. Grave, porém, é o problema das saboneteiras. Uma mulher sem saboneteiras é como um rio sem pontes. 

Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental.

Não me venha achar ruim, porque você me conheceu assim!






É melhor viver do que ser feliz.

De tudo, ao meu amor serei atento. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto. Que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.

Pra quê chorar, se o sol já vai nascer, se o dia vai amanhecer. Pra quê chorar, se há sempre um novo amor em cada amanhecer.

Nada renasce antes que se acabe. E o sol que desponta tem de anoitecer.

Quem não pede perdão não é nunca perdoado.

Filhos? Melhor não tê-los. Mas se não tê-los, como sabê-los?

Não fazemos amigos, reconhecemos-os.

As vezes, fala o falo; outras, fala o dedo.

O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado.



Pesquise e visite o site oficial: www.viniciusdemoraes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário