Retorno hoje nossa prosa com algo
interessante para compartilhar com vocês.
Costumam-se utilizar as siglas EaD e
EAD pensando em apenas um significado, mas há diferentes conceitos entre elas.
Vocês sabem quais são elas?
Buscando melhor compreensão das
particularidades, vamos partir de uma breve definição dos termos, uma vez que
consultados vários outros especialistas, não obtive nenhuma resposta
convincente. Para falar sobre essas diferenças, apelei então, para meu
conhecimento adquirido à custa de vivências na área.
O
que é EaD?
EaD – Sigla que se utiliza no Brasil para
denominar o Ensino a Distância ou Educação a Distância. Significa qualquer
forma de Educação ou de Formação que se realiza por meios não presenciais.
EaD – Denominação legal de Modalidade de
Ensino caracterizada pela separação espacial e temporal entre Tutor e Aprendiz.
EaD – Forma de Educação realizada pelo uso
de diferentes meios, tanto impresso quanto eletrônico.
EaD – Educação a Distância realizada via internet, cuja comunicação ocorre de
forma síncrona ou assíncrona.
EaD – Educação a Distância realizada de
forma convencional com material impresso, correspondências via correios, rádio,
e-mail, encontros presenciais e
visitas aos links indicados.
O
que é EAD?
EAD–Sigla utilizada para denominar a
Educação Aberta a Distância, embora, em geral, seja usada também para
referir-se a Educação a Distância, o que confunde os menos familiarizados.
EAD – Modalidade de ensino utilizada para
articular e integrar o Ensino Superior a Distância.
EAD– Sistema de Educação Aberta, apoiada
em metodologia centrada, principalmente no aluno, o que garante o sucesso do
ensino e da aprendizagem.
EAD – Educação Aberta que trata tanto de
práticas específicas da Educação Geral, quanto de práticas educacionais das
Universidades Abertas.
Enfim, as siglas sugerem uma
generalização no seu entendimento, podendo confundir alguns, mas para os
iniciados em Educação a Distância, não persistem dúvidas, pois o importante é a
qualidade da Educação oferecida e não siglas, terminologias e conceitos.
Entretanto, como há essa variação e, atendendo aos leitores, pretendi
esclarecer essa diferenciação.
Moran (2007, p. 167) em seu livro
intitulado “A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá”, nos
contempla com o seguintes texto.
A educação tem que surpreender, cativar,
conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar,
entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e
práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de
atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a
criatividade.
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