quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É Vero! #16


Somos filhos da terra cor de urucum.
Dos sons do igarapé e da força do jatobá.
Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu.
Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci.
E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim.
Somos filhos dos mitos.
Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto.
Guerreiros, fortes, sábios.
Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis.
E o que somos nunca deixaremos de ser. 
(Zeli Poa)

No ano de 2013, comemoram-se os 10 anos de criação da Lei nº 10. 639/03 (ampliada pela Lei nº11.645/08), que implementou a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e dos Povos Indígenas Brasileiros. A partir da perspectiva da referida Lei, essa obrigatoriedade se estende para os Ensinos Fundamental e Médio das redes de ensino pública e privada.

Esta política de leis integra um conjunto de ações de âmbito estadual e federal voltadas à integração e à compensação dos direitos dos povos afrodescendentes e indígenas, negligenciados ao longo da História do Brasil, e que possui como carro-chefe a Lei 10.558/2002, ou Lei de Cotas

A discriminação com bases raciais ou étnicas é um dos maiores problemas em relação a direitos humanos em todo o mundo. Nascemos livres e iguais nos mais amplos direitos e precisamos conhecer nossas origens. Como homo sapiens, como civilização!

“A nossa responsabilidade social nos exige uma tomada de posição diante dos sujeitos da educação que reconheça e valorize tanto as semelhanças quanto as diferenças como fatores imprescindíveis de qualquer projeto educativo e social que se pretenda democrático...”

(Texto adaptado de Jorge Hilton, publicado no site Sou de Atitude).



A Escola Aberta - Ceteb, para atender à exigência legal, oferece cursos de Formação Continuada a distância com o objetivo de subsidiar a ação docente. Entre eles:

   - O Estudo da Cultura e da Presença Negra no Brasil
   - O Estudo da Cultura Indígena
   - O Estudo da África em seus Aspectos Teórico-Metodológicos

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