quarta-feira, 21 de agosto de 2013

É Vero! #15 - Que tal ser amarrado neste nó?


Por mais avesso que o jovem ou o adulto seja às formalidades de trajes e cerimônias, chega um momento que descobre a necessidade de um comportamento diferente a encarar para seguir na vida. Passageiro ou rotineiro, ele tem que se abster da calça jeans, camiseta e tênis, para aderir eventual ou cotidianamente ao terno, dependendo de sua área profissional.

Mesmo que alguns não queiram, para algumas profissões, o terno passa a ser uma indumentária obrigatória para frequentar certos lugares e abrir caminhos! E, ao terno, junta-se como acessório indispensável, a gravata.  Ela pode variar conforme a época, o estilo e a moda. Veja um belo histórico nesse endereço:


Mas chega a hora que é preciso saber dar um belo nó na gravata...é o fechamento perfeito para o traje, a elegância e a demonstração de respeito de seu portador!

E, a menos que o jovem queira comprar uma famigerada gravata de nó pronto e fecho com zipper ou elástico, ou pedir favores a outros (e nunca desfazer o nó dado de presente!), é uma divertida e compensadora arte, saber dar um belo nó na gravata! Existem vários tipos, que foram simplificando ao longo dos anos ou das sociedades onde se impunham. Os mais comuns são: Windsor, Meio-Windsor, Americano (four in hand), Simples, Duplo, Borboleta etc.

Aprenda o Nó Americano (four in hand) que por ser considerado  fácil, é um coringa a ser usado em qualquer ocasião, com qualquer tecido de gravata e com os clássicos colarinhos. É bom para pessoas altas por economizar em voltas na hora do nó.

• Você pode ser canhoto ou destro; coloque-se frente ao espelho ou ao passo a passo; levante o seu colarinho, feche-o e passe a gravata em volta dele com o lado direito para fora. 

• Posicione a ponta estreita pouco antes do cinto, ficando a mais larga, mais comprida. É com esta que se faz o nó e com aquela que se dá o aperto final. 

• Mantenha a parte mais estreita firme numa das mãos e passe a parte mais larga sobre ela, cruzando-a.

• Volte com a parte larga por baixo da estreita na horizontal, posicione um ou dois dedos sobre o cruzamento e volte com a parte mais larga por cima da outra, envolvendo-a e mantendo o dedo reservando um espaço entre elas.

• Volte a parte trabalhada (larga) por dentro do laço (junto ao colarinho) direcionando para cima e voltando abaixo por fora para encaixá-la junto aos dedos que reservavam o espaço para ela. 

• Deslize-a por dentro do laço, firmando-o com os dedos que reservavam o espaço, até próximo da cintura, ajustando harmoniosamente as laterais do nó resultante.



• Ajuste a parte estreita ao redor do colarinho cuidando para que fique confortável. Não se estrangule!

• Abaixe o colarinho de modo a não aparecer nada da gravata na parte posterior sob ele e acomode como preferir a ponta estreita ( sob o cós da calça, dentro do prendedor, com uma presilha, em um espaço entre dois botões da camisa etc), desde que não fique visível. o ideal é que a ponta larga fique na altura da cintura. 




Iniciando pelo mais fácil e aprendendo com segurança, teste comprimentos diferentes de gravatas em relação à largura, tecidos e à sua estatura. Aí  pode se aventurar em nós mais elaborados, que envolvem mais laços, dão mais volume e melhor caimento. Veja passo a passo de inúmeros outros nós, neste blog bem interessante:


Depois de certa idade, boa colocação profissional, vida social, exige-se uma variedade maior de gravatas. Não se tem dez ternos, mas pode se ter mais de vinte gravatas! Cuide bem delas – tenha um cabide especial, não a deixe enrolada nem dobrada (amassa), proteja fora da poeira e da luz solar etc.

Não deixe que ninguém dê nó na sua vida nem em seu pescoço!
Faça-o você mesmo!
“Dar um bom nó de gravata 
é o primeiro passo sério 
na vida de um homem”. 
Oscar Wilde

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mundo do trabalho exige algumas formalidades que contribuem com o sucesso na carreira.
Dentre essas formalidades destacam-se:

   - O vestir se bem e adequadamente
   - Falar bem 
   - Se relacionar bem
   - Portar-se bem em diferentes ocasiões (jantar, reunião, eventos)
   - Entre outras

O curso ETIQUETA PROFISSIONAL pode ajudá-lo. Acesse www.escolaaberta.com.br e saiba mais.

3 comentários:

  1. Adorei a estorinha.

    E a frase do Orcar Wilde.

    ResponderExcluir
  2. Garotas fashion também podem compor um look,
    divertido e especial, com blazer e gravata!
    E também pode amarrar o seu par...hehe!
    Experimente!

    ResponderExcluir
  3. Quero aprender a fazer nó de gravata borboleta!
    Acho gravata borboleta um estilo ímpar. Saber dar o nó, e sair daquele fecho pronto com zíper, é algo nobre!

    ResponderExcluir