terça-feira, 16 de julho de 2013

EaD com Neurismar Torres #10 - Formação a Distância


Hoje gostaria de compartilhar com vocês, como sugestão e contribuição da Help (Socorro),o tema “Profissional egresso de Cursos na modalidade do Ensino a Distância tem características que o mercado busca”.


A Educação a Distância (EaD) tem ganhado bastante espaço no mercado de trabalho. Profissionais especializados por meio desta modalidade já estão assumindo cargos de destaque por conta da qualidade do ensino oferecido.

Segundo Flávia Lemos Pereira, Diretora de Sistema de Remuneração da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), esses profissionais vêm sendo bem-aceitos por empresas modernas, geralmente ligadas à tecnologia, e conta que em sua experiência no Recrutamento de Pessoas, nunca nenhuma empresa demonstrou restrições a candidatos com formação por meio da EaD.

Sobre o que permite a diferenciação entre um candidato formado de modo convencional e outro que realizou sua a graduação a distância, Flávia destaca as competências técnicas e pessoais. “Existem vagas que se encaixam melhor para um ou outro profissional, considerando as competências técnicas e pessoais específicas aprendidas. Como exemplo, das capacidades geralmente melhor desenvolvidas por aqueles com formação em EaD, ressalta-se a capacidade de planejamento, o senso de organização, a proatividade e o manejo do tempo”.

A Coordenadora-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância do Ministério da Educação (MEC), Cleunice Rehem, destaca também, que o profissional que efetuou sua formação a distância tem características que o mercado busca: facilidade em manter o foco, gosto pela leitura e autonomia intelectiva e social.

De acordo com Luís Testa, Diretor de Marketing da Empresa de Recrutamento Online,  Catho, “as empresas que deixam de lado os currículos de candidatos formados a distância podem estar perdendo bons profissionais”.

Nos países desenvolvidos a aceitação dos Cursos na metodologia de EaD e dos profissionais que se beneficiam com essa forma de ensino torna-se evidente. Pena que o Brasil ainda não tenha percebido o tamanho da importância de implementar e efetuar a inclusão total dessa metodologia na sociedade educativa brasileira. Mas o entendimento sobre a Educação a Distância vem crescendo e logo não haverá mais nenhuma distinção. Eu assim espero. E você?

2 comentários:

  1. É urgente que se perceba a importância da Educação a Distância no contexto da sociedade contemporânea.
    Deve-se analisar a EAD, não só como uma modalidade de ensino, mas como um Projeto Político, que envolve consciência das dimensões sociais, políticas, culturais e éticas, tendo em vista a formação de cidadãos autônomos e com sensibilidade social.
    Por suas características a EAD provoca a quebra
    de paradigmas, pois compreende a educação como um sistema aberto, implicando processos transformadores que decorrem da experiência dos sujeitos da ação educativa, o que exige troca, diálogo e interação entre os atores da ação pedagógica.
    Diante deste contexto, na minha concepção, não é possível rejeitar um aluno da EAD. E, se isso acontece, a empresa sai perdendo, com certeza.
    Marina G. Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!

      Que bom dialogar com voce e lembrar que o que aprendemos no nosso Curso de ESpecialização em EAD estamos compartilhando e concordando.
      Bjs.
      Neurismar,

      Excluir