Hoje é dia de prosa sobre EAD com Neurismar Torres. Mesmo distante, Neurismar me pediu um help (Socorro) e com sua concordância repasso agora algumas informações sobre o 9o SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância: "A aprendizagem flexível e a distância na formação de capital humano globalmente qualificado".
O
Seminário conduzido pelo professor Dr. Fredic Michael Litto,
Presidente da ABED, em suas considerações iniciais, fez a seguinte afirmação:
“Quando bem-feita, a Educação a Distância pode ser melhor que a Educação
Presencial”, embora exista ainda muitos desafios e preconceitos quanto a EAD.
O
Seminário contou com a participação dos Deputados Federais Ângelo Agnolim e
Vicentinho e do Senador Valdir Raupp de Matos, que relataram experiências em
EAD. O Deputado Ângelo Agnolim antecipou um dos assuntos que seriam abordados
no Encontro, a proibição do FIES aos estudantes de EAD, o que considera uma
discriminação. Defendeu a extensão do Fies e criticou a Portaria do MEC (Portaria
no 1, de 22 de janeiro de 2010) que impede o financiamento da
modalidade por meio do programa citado.
A lei que regula o Fies (Lei no 10.260/2001) não proíbe a inclusão de alunos de Educação a Distância no Sistema de Crédito. O problema está em uma Portaria do Ministério da Educação (MEC), editada em 2010 (Portaria Normativa no 10, de 22 de janeiro de 2010).
A lei que regula o Fies (Lei no 10.260/2001) não proíbe a inclusão de alunos de Educação a Distância no Sistema de Crédito. O problema está em uma Portaria do Ministério da Educação (MEC), editada em 2010 (Portaria Normativa no 10, de 22 de janeiro de 2010).
O
professor João Vianney creditou a iniciativa da extensão do Fies aos estudantes
de EAD a Ricardo Holz. Para este, o estudante de EAD, em sua maioria, pertence
a um público de baixa renda e, sem o acesso ao financiamento
estudantil, muitos desses alunos enfrentam dificuldades para cursar uma Faculdade.
Vianney fez, ainda, as considerações a seguir.
Vianney fez, ainda, as considerações a seguir.
1. Levantou
algumas hipóteses sobre o FIES ser proibido aos alunos de EAD, não conseguindo
chegar a uma resposta plausível para a proibição por parte do Governo.
2. Apresentou
o perfil atual do aluno de EAD, a partir dos relatórios do ENAD. “Eles são mais velhos. Têm, em média, 33 anos – contra 26 anos
dos colegas do ensino presencial. A maioria tem poder aquisitivo mais baixo:
43% dos alunos que estudam a distância têm renda familiar de até 3 salários-mínimos,
sendo que apenas 26% ficam nesse patamar no ensino presencial, em que a renda
média familiar está acima de 10 salários-mínimos”.
3. Relacionou alguns motivos pelo qual a EAD é importante para o Brasil.
- A inovação tecnológica permite maior qualidade.
- O MEC vai autorizar novas IES na EAD.
- A criação de novos cursos.
- O aumento da cobertura.
Em outro momento do Seminário, estiveram presentes os seguintes representantes.
- Maria Rebeca Otero Gomes – Unesco
- Luiz Roberto Curi – CNE
- Rolando Vargas Vallejos – SENAI
- Diogo Albuquerque – CNJ
- Carlos Artur Arêas – SETEC-MEC
- Welington Maciel – Representante do FNDE
3. Relacionou alguns motivos pelo qual a EAD é importante para o Brasil.
- A inovação tecnológica permite maior qualidade.
- O MEC vai autorizar novas IES na EAD.
- A criação de novos cursos.
- O aumento da cobertura.
Em outro momento do Seminário, estiveram presentes os seguintes representantes.
- Maria Rebeca Otero Gomes – Unesco
- Luiz Roberto Curi – CNE
- Rolando Vargas Vallejos – SENAI
- Diogo Albuquerque – CNJ
- Carlos Artur Arêas – SETEC-MEC
- Welington Maciel – Representante do FNDE
É
perceptível que as autoridades que atuam no âmbito da EAD consideram essa modalidade
um caminho sem volta e reconheçam sua importância para a formação de capital humano qualificado. É verdade que
ainda enfrentamos desafios, preconceitos, leis que a engessam. Há muito
que se fazer para melhorá-la, mas não podemos negar que a demanda de cursos existentes,
em áreas específicas, podem ser ofertados a distância.
Bem,
essas foram as nossas percepções sobre o 9o SENAED. Se você
participou, fique à vontade para contribuir conosco. Gostaria de encerrar,
convidando-o a refletir sobre a participação do professor-tutor no cenário da
EAD, tema para a próxima prosa.
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